Como parar com o hábito de fumar

Tenho o hábito de fumar e agora?

parar_de_fumar

Então você descobriu que tem hábito de fumar, não chega a ser vício e nem compulsão, é apenas um hábito de fumar e dos males o menor.

O hábito é um comportamento automático, quase inconsciente, você já fez isso muitas e muitas vezes, o hábito é resultado de uma repetição e você já fez isso centenas de vezes, milhares de vezes ao longo dos anos, damos o nome disso de hábito.

O hábito é quase que uma segunda natureza. O lado bom do hábito é que ele pode ser modificado e o hábito de fumar é um mau hábito.

Só que no caso do hábito, não funciona aquela história de você chegar e dizer: “A partir de hoje vou parar de fumar” e isso não é o suficiente, você precisa de um pouquinho mais porque a mudança de hábito é muito mais uma questão de inteligência do que de força de vontade.

Como deixar de ter o hábito de fumar?

Para mudar um hábito você precisa de outro hábito para substituir o antigo que, no caso em questão, é o hábito de fumar.

Você não pode simplesmente parar um hábito porque seu cérebro não consegue fazer isso. Seu cérebro tem uma dificuldade de processar o não, então seu cérebro não sabe o que é não fazer.

Quer ver uma coisa? Eu não quero que você pense no elefante cor-de-rosa. Então não pense no elefante cor-de-rosa. Não pense no elefante cor-de-rosa. E aí o que aconteceu? Pois é, você acabou pensando justamente no elefante cor-de-rosa, Mas eu estava repetindo para você não pensar no elefante cor-de-rosa e é assim que funciona o cérebro.

Então precisamos fazer alguma outra coisa. Se eu não quiser que você pense no elefante cor-de-rosa, eu preciso escolher alguma coisa em que você vai pensar ao invés do elefante cor-de-rosa.

Vamos escolher um pato branco, eu quero que você pense no Pato Branco, pense no Pato Branco, pense no Pato Branco, pense no Pato Branco, pense no Pato Branco, pense no Pato Branco. Você pensou no elefante cor-se-rosa? Não, você pensou no pato branco eu consegui fazer com que você não pensasse no elefante cor-de-rosa. Porque eu pedi para você pensar no Pato Branco.

Então nós precisamos fazer algo parecido com seu hábito de fumar. Ao invés de fumar você precisa encontrar outro hábito para colocar no seu lugar e você precisa fazer isso para cada contexto.

Se você tem o hábito de fumar logo ao acordar, você precisa arranjar um hábito para substituir o cigarro logo ao acordar, mas se você também tem outro hábito de fumar logo depois do almoço então você precisa arranjar outro hábito para substituir o hábito de fumar após o almoço. Provavelmente não é o mesmo hábito que você escolheu para logo após acordar porque são contextos Diferentes, então você precisa arranjar um hábito diferente para cada contexto.

Conclusão

Um hábito para se tornar um hábito de verdade vai precisar de muita repetição porque hábito é fruto da repetição. Algumas pessoas dizem que você precisa repetir durante 21 dias para instalar um novo hábito, mas a prática nos diz que na maioria dos casos nós vamos precisar de mais do que 21 dias. Vai depender de vários outros fatores, por exemplo: a complexidade do novo hábito, vai depender de quão atraente é esse novo hábito comparado com o antigo ou então o número de repetições ao longo do período, então vários fatores Influenciam o tempo necessário para você realmente adotar esse novo hábito como um habito de verdade, mas existem maneiras de tornar esse período mais curto e mais fácil que é você sabendo como funciona o seu cérebro você consegue reduzir o prazo e também fazer isso de uma maneira mais fácil. E para isso você pode usar as técnicas de PNL programação neurolinguística.

Mas não vamos entrar no caso de PNL, pois esse artigo não vem ao caso neste exato momento.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *